Cofundador da Atari, Ted Dabney, morre aos 81 anos.

A notícia da morte de Dabney foi anunciada em um post no Facebook pelo historiador de videogames Leonard Herman, autor da série Phoenix de livros sobre história de videogames.

Dabney era uma figura importante na história da Atari e dos videogames em geral, e seu trabalho de engenharia no início dos anos 70 foi crucial na criação do Computer Space, a segunda (mas mais bem-sucedida) adaptação operada por moedas da Spacewar !, que caminho para a fundação e prosperidade de Atari.

Em uma parte de uma entrevista citada em Replay: A história dos videogames de Tristan Donovan, Nolan Bushnell credita a Dabney a maior parte das conquistas técnicas do Computer Space.

“Éramos bons amigos e Ted tinha muitos conhecimentos de computação analógica que eu não tinha”, disse Bushnell. “Eu era um cara digital. Eu sabia como lidar com bits e bytes e lógica e coisas assim e Ted realmente entendeu muito mais sobre como fazer interface com um aparelho de televisão e fontes de alimentação e coisas assim. ”

Em 1972, Dabney e Bushnell pivotaram o sucesso de seu antigo arcade em um empreendimento mais amplo investindo 250 dólares em financiamento inicial no que se tornou Atari Incorporated. Dabney deixou a empresa em 1973, apenas um ano depois, e segundo Donovan, “porque ele não gostava de administrar um grande negócio”, que Atari havia se tornado devido à disparada popularidade de seu gabinete Pong, lançado no final de 1972. Dabney vendeu sua porção de propriedade da Atari para a Bushnell por US $ 250.000.

O próprio Dabney não o caracterizou como um movimento que ele necessariamente queria fazer. Em uma entrevista de história oral com o Computer History Museum, publicada em 2012, Dabney explicou que Bushnell o havia tirado do negócio:

“Há histórias que surgiram depois disso. Mas esse foi o meu fim, com Atari. Porque era apenas … bem, na verdade, Nolan me disse que se eu não vendesse, ele transferiria todos os ativos para outra empresa e me deixaria sem nada. Então, você sabe, pode muito bem vender. “

De acordo com Dabney, os dois co-fundadores continuaram amigos apesar de suas relações comerciais, e no final dos anos 1970 a Dabney construiu alguns dos jogos para o negócio pós-Atari da Bushnell, o Chuck E. Cheese’s Pizza Time Theater.

Em sua carreira após esse período, Dabney executou o trabalho de engenharia de computação em várias empresas como Raytheon e Teledyne antes de comprar e operar uma mercearia ao lado de sua esposa por vários anos, após o qual se mudou para Washington até sua morte.

Ted Dabney era parte integrante da indústria dos videogames, e ele literalmente montou alguns dos hardwares dos quais esta indústria foi construída com suas próprias mãos. Poucas pessoas podem reivindicar esse tipo de legado.

Fonte: https://kotaku.com

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *